Programa 5S
A busca por um ambiente de qualidade é uma preocupação cada vez mais freqüente dos administradores para atingir os objetivos das organizações que presidem de forma eficiente. Melhorar continuamente os processos no controle de qualidade passou a ser meta e conduta de toda instituição ou organização. Através do controle de qualidade, com a participação de todos, toda e qualquer empresa pode oferecer produtos ou serviços melhores a um custo mais baixo, aumentar as vendas, melhorar os lucros e transformar a empresa em uma organização melhor. Para esse controle de qualidade, existem programas para sua regência. Aqui será descrito um desses programas de qualidade, o Programa 5S.
DESENVOLVIMENTO
1 Programa 5S
Os cinco sensos que dão nome ao Programa 5S têm sua origem nas iniciais das palavras japonesas seiri, seiton, seiso, seiketsu, shitsuke. Em português, são conhecidos como os sensos de utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina. O 5S é um sistema organizador, mobilizador e transformador de pessoas e organizações.
O programa requer conscientização de todos da organização, principalmente da alta direção, sendo essa uma das grandes dificuldades de implantação do programa, bem como a necessidade de mudança de comportamento das pessoas. Consiste de uma filosofia bastante profunda, que deve acompanhar as pessoas tanto na vida profissional como pessoal, sendo conveniente torná-lo um hábito. Tal mudança é lenta e, portanto deve-se ter paciência e persistência. É um programa fácil de começar, e difícil de manter, pois exige uma permanente disciplina. O 5S deve ser implementado com o objetivo específico de melhorar as condições de trabalho e criar o ambiente de qualidade obtendo assim, um espaço de trabalho limpo e bem organizado e é prévio a qualquer outra inovação que objetive melhorar as condições de trabalho e a qualidade dos produtos e serviços, envolvendo o