Sistemas
Ludwig não defendia a ideia de que o mundo é dividido em varias áreas (física, química, etc.), do contrario, sugeria que deve-se estudar sistemas globalmente de forma a desenvolver todas as suas interdependências, pois quando todos os elementos se juntam constroem uma unidade funcional maior e desenvolvem capacidades que seus componentes trabalhados isoladamente não são capazes.
A teoria do sistemas afirmam que certos tipos de sistemas podem sofre alterações com o ambiente onde são inseridos e desta forma a interação pode gerar resultados positivos ou negativos, criando assim uma auto regulação regenerativa que podem criar novas propriedades benéficas ou maléficas para o todo independente das partes, esses sistemas são chamados de sistemas abertos.
Os organismos em que as alterações benéficas são absorvidas e aproveitadas conseguem sobreviver, o contrario acontece para organismos que absorvem as alterações maléficas a não ser que haja outra alteração que neutralize a primeira mutação, neste caso, de acordo com Bertalanffy, a evolução permanece ininterrupta enquanto os sistemas se auto regulam.
Um sistema realimentado é necessariamente um sistema dinâmico, já que deve haver uma causalidade implícita e em um ciclo de retroação, uma saída é capaz de alterar a entrada que a gerou, e, consequentemente, a si própria. Se o sistema fosse instantâneo,