Programa 5s
1. INTRODUÇÃO 03
2. DEFININDO OS 5S 04
2.1. SENSO DE UTILIZAÇÃO – SEIRI 05
2.2. SENSO DE ORDENAÇÃO – SEITON 06
2.3. SENSO DE LIMPEZA – SEISOU 07
2.4. SENSO DE SAUDE – SEIKETSU 08
2.5. SENSO DE AUTODISCIPLINA – SHITSUKE 09
3. METODOLOGIA DE IMPLANTAÇÃO 10
4. EMPRESAS QUE PRATICAM O PROGRAMA 5S 11
5. CONCLUSÃO 12
6. BIBLIOGRAFIA 13
1. INTRODUÇÃO
O final do milênio apresentou inúmeras mudanças no contexto empresarial. Com a tão falada e comentada globalização, as empresas obrigaram-se a buscar incessantemente a modernização. Quebrou-se o paradigma, de que os parques industriais deveriam ser grandes e imponentes, ou seja, as corporações tornaram-se enxutas e extremamente organizadas. A ferramenta 5S, como parte da Gestão da Qualidade Total, surge como um dos caminhos para alcançar-se a modernidade e competitividade.
A cultura ocidental difere-se da oriental em vários aspectos, principalmente no que tange a importância dada para pequenas coisas do dia-a-dia. Os 5S procuram difundir para toda a empresa, a idéia de que a melhoria de pequenas coisas, praticadas de forma persistente e honesta, atinge resultados extraordinários.
Esta ferramenta em questão tem como vantagem, a sua simplicidade de implementação. Em decorrência deste fato pode ser aplicado com facilidade em qualquer nível hierárquico. Mais especificamente, no Brasil, onde as diferenças culturais e educacionais são gritantes, os 5S vêm sendo aplicado com muito sucesso.
Torna-se importante salientar que esta ferramenta é um programa japonês de educação básica e não deve ser encarada como solucionador de todos os problemas da empresa, mas como parte da Gestão da Qualidade Total.
2. DEFININDO OS 5S
O nome deste programa vem de palavras japonesas iniciadas com a letra S: seiri, seiton, seisou, seiketsu e shitsuke. Traduzi-las para uma única palavra, em português, é uma tarefa bastante difícil porque o idioma