Programa 5s
Com o mundo globalizado e moderno em que a competitividade em mercado é cada vez mais acirrada, as organizações em geral são induzidas a aperfeiçoar todos os seus processos organizacionais, de forma que estes em conjunto amplos estejam cada vez mais preparados para atender as necessidades de seus consumidores.
Os 5S procuram difundir para toda a organização, a idéia de que a melhoria de pequenas coisas, praticadas de forma persistente e honesta, atinge resultados extraordinários.
O 5S é um programa, ou um conjunto de ferramentas, usado para promover a qualidade ns organizações (MELO, 2011, p. 145). É o bom senso que pode ser ensinado, aperfeiçoado, praticado para o crescimento humano e profissional, por isto, convém se tornar um hábito, costume e cultura.
Conforme Bertaglia (2009, p. 437) considera que os 5S constituem uma técnica utilizada para estabelecer e manter a qualidade ambiental na organização, adotando-se procedimentos efetivos.
É algo simples, acessível a qualquer pessoa, por menor que seja seu grau de instrução , por isto pode ser implantado em qualquer tipo de empresa e pode ser estendido para a vida pessoal dos envolvidos (MARTINS; LAUGENI, 2005, p. 464).
O nome deste programa vem de palavras japonesas iniciadas com a letra S: seiri, seiton, seisou, seiketsu e shitsuke. Traduzi-las para uma única palavra, em português, é uma tarefa bastante difícil porque o idioma japonês se expressa através de idéias e conceitos generalizados. Várias sugestões foram feitas e diversas palavras são utilizadas para representar cada S.
No entanto, alcançou-se um denominador comum, abaixo relacionado: para seiri, Utilização. para seiton, ordenação. para seisou, Limpeza. para seiketsu, SAÚDE. para shitsuke, Autodisciplina.
Decidiu-se também pela colocação da expressão “Senso de” na frente das cinco palavras escolhidas. Pode parecer que a intenção foi a de procurar manter a marca consagrada do nome do programa, ao optar-se por uma expressão