Programa 5s
Itens de avaliação – São 4 itens para cada S, sendo que alguns são diferentes para áreas operacionais e para áreas administrativas. O conjunto dos 4 itens tende a cobrir todo o conceito de cada S.
• Considera-se área administrativa aquela que desenvolve atividades puramente de processamento de informações. • Considera-se área operacional todas as áreas que não são administrativas. • Em áreas operacionais que envolvem também atividades administrativas, são aplicados os critérios de áreas operacionais.
Pontuação – É dada uma nota para cada item.
• Caso a organização queira vincular para cada nota um conceito, fica a seu critério.
Padrão de cada S – A partir das notas dadas, o padrão de cada “S”é calculado em termos percentuais para facilitar a interpretação (divisão dos pontos obtidos pelo máximo de pontos possíveis). Podem ser calculados facilmente a média dos três primeiros S, dos dois últimos S, ou a média do 5S.
Número de notas ou conceitos – São dadas cinco notas possíveis (1 a 5). Cada nota não se refere a apenas uma situação, mas a um intervalo de situações. A nota 1, significa que a área se encontra em uma faixa que varia entre 0 e 20% (não se sabe em que ponto exatamente ela se encontra). A mesma lógica vale para a nota 2 (entre 21 e 40%); nota 3 (entre 41 e 60%); nota 4 (entre 61 e 80%) e nota 5 (81 e 100%). Pode parecer que são poucas notas levando-se a intervalos relativamente grandes (20 pontos percentuais). Mas para um processo de avaliação daquilo que parece abstrato (utilização, ordem, limpeza, saúde, higiene, padronização, asseio, autodisciplina) e que envolve vários auditores e várias características de áreas, a margem de erro natural deste processo de avaliação tenderia a ser maior do que intervalos menores (caso fosse utilizado um número maior de notas). A idéia da auditoria não é