prognóstico de e. coli
André ingeriu pão, Rubia e Sonia ingeriram caldo de cana. Após 30 minutos, os três apresentaram aumento na glicose sanguínea (145 mg/dL, 157 mg/dL e 150 mg/dL, sucessivamente). Após 2 horas, os níveis plasmáticos de glicose dos três, voltaram para os valores padrões (70 a 110 mg/dL). Após 4 horas, os níveis plasmáticos de glicose dos três permaneceram nos valores padrões.
No dia seguinte, Rubia e Sonia ingeriram leite sem adição de açúcar (sacarose) e, após 30 minutos, foi observado aumento no nível glicêmico apenas em Rubia. Sonia, uma hora após a ingestão de leite, apresentou flatulência, cólicas abdominais e diarréia. Em Rubia, após 2 horas, os níveis plasmáticos de glicose voltaram para os valores padrões.
a) Caracterizar quimicamente os carboidratos presentes no pão (amido), no caldo de cana (sacarose) e no leite (lactose).
b) Identificar as enzimas digestivas que catalisam a hidrólise do amido, da sacarose e da lactose.
c) Caracterizar quimicamente os carboidratos resultantes da hidrólise (digestão completa) do amido, da sacarose e da lactose.
d) Explicar como ocorre a absorção da glicose através da mucosa intestinal e justificar a hiperglicemia dos três após ingestão e digestão de pão e caldo de cana.
e) Explicar por que, após a ingestão de leite, não foi observado aumento no nível plasmático de glicose em Sonia. Justificar a flatulência, cólicas abdominais e diarréia.
f) Explicar como ocorre a normalização do nível plasmático de glicose, após 2 horas da ingestão dos alimentos. Considerar a interação hormonal e metabólica, indicando as vias metabólicas de utilização da glicose em estado absortivo.
g) Mesmo após 4 horas, o nível glicêmico permaneceu nos padrões de referência. Explicar a interação hormonal e metabólica, indicando as vias metabólicas de manutenção da glicemia quando em jejum transitório (aproximadamente 4 horas).
Complementação: