Prognatismo
Sinônimos: Queixo avançado
Prognatismo é uma extensão ou um ressalte (protrusão) da mandíbula inferior que ocorre quando o formato dos ossos da face faz os dentes se alinharem incorretamente (desalinhados).
Considerações
O prognatismo pode causar má oclusão (desalinhamento das superfícies de mordida dos dentes superiores e inferiores), dando a algumas pessoas uma aparência raivosa, ou de lutador. O prognatismo pode ser um sintoma de várias síndromes ou condições.
Causas
Uma mandíbula estendida (ressaltada) pode ser parte do formato facial normal com o qual uma pessoa nasce.
Também pode ser causada por condições herdadas, como síndrome de Crouzon ou síndrome do basocelular.
Pode se desenvolver com o tempo em crianças ou adultos como resultado de condições como gigantismo ou acromegalia.
Cuidados
É adequado ver um dentista ou ortodontista para tratar do alinhamento anormal da mandíbula e dos dentes. Entretanto, seu médico principal também deve estar envolvido para verificar quaisquer distúrbios médicos subjacentes que possam estar associados ao prognatismo.
O prognatismo mandibular é um problema que altera significativamente a harmonia e beleza do rosto, sendo a anomalia dentofacial mais deformante da face. Para visualizar se o problema existe, basta verificar se os incisivos – que são os dentes da frente – da arcada inferior fecham-se à frente dos incisivos superiores. Isso ocorre quando na face da criança a mandíbula (que contém os dentes inferiores) estiver tendo um crescimento inadequado, maior do que a maxila (que contém os dentes superiores).
De acordo com o especialista – e professor de pós-graduação – em ortodonta e ortopedia-facial, Gerson Köhler, existem três formas características de relacionamento dos dentes inferiores (da mandíbula) com os superiores (da maxila). Tecnicamente – e com base apenas na posição dos dentes em si – são chamadas de: Classe I (correta), Classe II (com projeção para a frente