organograma organizacional
Qualquer que seja a natureza de sua atividade operacional, uma empresa terá em sua gestão três grandes decisões financeiras a enfrentar:
A) DECISÃO DE INVESTIMENTO
A maioria dos leigos acredita que a busca de recursos financeiros (decisão de financiamento) é a primeira grande decisão da área financeira das empresas.
Porém, ao contrário do que muitos podem pensar, as decisões de investimento são as primeiras decisões a serem enfrentadas pelos proprietários e gestor da organização. Pois, não como selecionar a forma e a origem do capital se não tivermos de forma clara qual será a destinação dos recursos financeiros a serem captados, ou seja, de quanto iremos precisar para investir na empresa.
4
Educação a Distância UNISANTA Fundamentos de Gestão Empresarial
A DECISÃO DE INVESTIMENTO então trata da identificação, avaliação e seleção das alternativas de alocação de capital a projetos cujos retornos possíveis serão auferidos no futuro.
Estas decisões giram em torno de assuntos como: ampliação de fábrica, criação de nova linha de produtos, aplicações no mercado financeiro, aquisição de ativos imobiliários e de ativos mobiliários (automação, tecnologia, etc.). B) DECISÃO DE FINANCIAMENTO
A partir da definição de onde e como a empresa irá aplicar seus recursos financeiros, e a devida apresentação dos valores necessários para o investimento, o gestor passa então a analisar sua condição interna (fluidez, rentabilidade) e sua capacidade econômica (facilidade de obter crédito) para então tomar a DECISÃO DE FINANCIAMENTO, ou seja, determinar qual a estrutura de capital (= fontes de fundos) mais adequada para a empresa levando em conta: as alternativas de origem do capital; o retorno desejado