Progamaçao html
AS CORES E OS NEGÓCIOS
Já imaginou a monotonia da vida e dos negócios sem as cores?
Conhecer o significado das cores, na vida e nos negócios, aumenta as suas possibilidades de êxito. Aproveite.
Sabia, por exemplo que:
- há marcas que têm dificuldade de ganhar a confiança dos consumidores porque a cor do seu logótipo desperta sentimentos de insegurança ou perigo?
- o “roxo” é depressivo, irrita e não favorece o diálogo e que, por isso, mesmo que esteja na moda, deve evitar vesti-lo, ou integrá-lo na imagem dos seus negócios.
- a primeira coisa que cativa o olhar do cliente quando ele entra numa loja, e que tem forte influência no seu percurso de compra é, em primeiro lugar, a organização cromática das diferentes zonas da loja?
- uma boa organização dos produtos, em função das suas cores simplifica e favorece a tomada de decisão de compra, com vantagens evidentes para quem vende e para quem compra?
- as cores de uma sala de espera de um hospital, de um cabeleireiro, de uma sala de aula ou do quarto do seu filho são determinantes do humor e comportamentos dos seus utilizadores?
É verdade, a cor está muito para além de uma dimensão estética, apreendida pelo olhar. A cor gera em nós emoções. Emoções que estimulam ou condicionam a nossa acção. Existem cores que são alegres e optimistas, outras serenas e tranquilas, outras ainda estimulantes e agressivas, influenciando o ser humano de forma subtil, mas com impacto de grande intensidade.
Compreendendo a simbologia das cores os indivíduos, as marcas, os produtos, as lojas e as empresas em geral podem fornecer e receber informações preciosas para a sua afirmação e sucesso.
©2009 Vitamina Catalão – João Alberto Catalão
1
No entanto, muitas pessoas, negócios, lojas e marcas integram na sua imagem cores que não contribuem para a sua afirmação ou para o seu sucesso comercial.
Alguns exemplos:
Ao favorecer a atenção, paciência, concentração, segurança e tomada de decisão, quando