Java
Java é uma linguagem de programação que permite o desenvolvimento de aplicações para uma série de plataformas. É possível ter software Java desde dispositivos pequenos, como telefones celulares, até computadores de grande porte, como os mainframes, por exemplo. Devido a essa característica, a linguagem Java conta com três conhecidos ambientes de desenvolvimento: o JSE (ou J2SE), o JEE (ou J2EE) e o JME (J2ME). Este trabalho mostrará brevemente o que cada um faz e as suas diferenças.
LINGUAGEM DE PROGAMAÇÃO JAVA
A linguagem de programação JAVA é uma linguagem Orientada a Objetos, ela foi criada na década de 90 por uma equipe de programadores chefiada por James Gosling, tendo como característica principal, que se diferenciava das outras a orientação a objetos, enquanto as outras eram linguagens mais estruturadas de mais baixo nível voltadas para comunicação com o hardware, além disso, JAVA possui outras características como, por exemplo, a portabilidade de poder ser executada em qualquer sistema operacional, possuir amplo recurso de redes, com muita segurança e também por ter sua sintaxe similar à linguagem C/C++, foi rapidamente tomando adeptos. E com o a explosão da internet precisava-se de uma linguagem que tivesse sua plataforma voltada para ela, e JAVA por possuir um ambiente de programação web, desktop e mobile estourou no mercado [LEMAY 1997].
AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO
A linguagem Java vem sofrendo aprimoramentos desde o seu lançamento. O aumento no número de aplicações e, consequentemente, o aumento no número de bibliotecas padrão da linguagem, levou à criação de três divisões na plataforma a partir da versão 2 da linguagem: J2SE, J2EE e J2ME. Essas divisões são chamadas por alguns de ambientes de desenvolvimento. No entanto, há quem as denomine profile, plataforma, versão, entre outros. É importante ressaltar que, a partir de 2006, passou-se a utilizar uma nova nomenclatura para essas plataformas. O número 2 foi retirado das