Computação Gráfica
Sistemas baseados em monitores possuem arquitetura complexa pois levam em conta muitos parâmetros que determinam a relação custo/benefício do sistema gráfico. Também existem várias alternativas de conexão para os diversos componentes que formam um subsistema de saída gráfico.
Dispositivos Gráficos
Dispositivos de Saída Gráfica
São os dispositivos gráficos que apresentam ao ser humano a representação das imagens geradas por computador.
Tipos de dispositivos
São classificados em dispositivos interativos e os dispositivos de cópia permanente.
Os principais dispositivos interativos usados atualmente são:
Monitores de Cristal Líquido (LCD) - Funcionam por reflexão de luz através de pequenas células formadas por cristais líquidos.
Monitores Eletrolumiescentes ( LEDS) - Emitiem luz própria, funcionam com o uso de diodos semicondutores que emitem luz sob aplicação de corrente elétrica.
Monitores de Plasma
Os dispositivos de cópias permanentes são usados para armazenamento de imagens fora do computador, registradas em papel ou em outros meios físicos.
Os traçadores de gráficos (plotters) que são dispositivos vetoriais que desenham por linhas ao inves de pontos ( pixels ). Atualmente obsoletos.
As impressoras que são dispositivos que trabalham gerando ponto a ponto.
Os registradores de filmes são dispositivos que gravam as imagens diretamente em filmes fotográficos, permitindo imagens de alta resolução, com ampla gama de cores e a possibilidade de pós-processamento fotográfico, que pode ser feito por software de edição de imagem.
Os gravadores de vídeo são dispositivos usados para registro de imagens animadas em meio magnético.
Adaptadores Gráficos
É o dispositivo de hardware que serve de interface entre o sistema operacional e o monitor. É uma placa conectada à placa-mãe mas que pode estar também embutida na placa mãe. Este dispositivo que contém a memória de imagem onde ficam armazenados