Profissões
A pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente (ás vezes é dedicada a mães grávidas), nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos.
Os Aspectos Preventivos envolvem ações como aleitamento materno, imunizações (vacinas), prevenção de acidentes, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis (puericultura). Já os Aspectos Curativos correspondem aos diversos procedimentos e tratamentos das mais diversas doenças exclusivas ou não da criança e adolescente.
Segundo dados estatísticos da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), a renda de 60% dos pediatras no Brasil fica entre R$2.000,00 à R$5.000,00 reais.
Para ser um pediatra é necessário possuir diploma de curso superior em Medicina, com duração média de seis anos, e posterior especialização (equivalente à pós-graduação) ou residência na área de Pediatria de alguma instituição de saúde, cuja admissão é feita mediante concurso ou prova/seleção, com duração mínima de 2 anos, sendo o terceiro ano opcional em algumas instituições, para a pediatria geral. Para sub-especialidades, são necessários mais 1 ou 2 anos (até 3 ou 4 anos, dependendo no que o médico quer se especializar). Para a Residência Médica há exigência de carga horária obrigatória de 40 horas/semana, podendo ou não contar com bolsa-auxílio, já saindo da residência como pediatra. Para os que fizerem pós-graduação, com carga-horária reduzida, sem bolsa, fora do vínculo de Residência Médica, o profissional deve prestar prova de título ao final do curso, na SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), para então poder denominar-se pediatra. É imprescindível que o curso escolhido seja de qualidade e reconhecido pelo MEC (Ministério de Educação e Cultura). O curso de Medicina engloba matérias como: anatomia e fisiologia dos diferentes sistemas do corpo humano, biologia, bioquímica, biologia molecular, genética, patologia, medicina preventiva,