Visualização de Espectros
VISUALIZAÇÃO DE ESPECTROS ELETROMAGNÉTICOS
OBJETIVOS
Utilizar de maneira adequada o Bico de Bunsen, e observar e entender as diferenças entre as duas regiões cônicas da chama: a chama oxidante e a chama redutora.
Criar as condições necessárias para a visualização do fenômeno conhecido como Salto Quântico de Bohr. Observar a mudança dos níveis energéticos quando uma substância absorve uma temperatura (salto quântico) através disto a luz visível muda de cor. Determinar através de análises o elemento presente em três amostras desconhecidas. Confrontar os resultados obtidos experimentalmente com os equivalentes à expectativa teórica. Discutir as possíveis divergências ou concordância entre os resultados, evidenciando as possíveis fontes de erros, caso haja algum.
RESUMO
Ao se familiarizar com a chama, indicando qual é a chama oxidante e redutora e suas determinadas temperaturas, observou-se a coloração das substâncias que quando estão em contado com a chama ocorre uma maior agitação dos elétrons. Assim que o composto absorve um determinado fóton, a energia da molécula aumenta e consequentemente os elétrons são excitados, desta forma emitindo luz visível, modificando a cor natural da chama, deixando presente a cor da substância característica, onde se pode analisar o salto quântico.
INTRODUÇÃO
Na virada do século XIX para o século XX, o mundo subatômico ainda era um lugar misterioso e intrigava cientistas da época. O neozelandês Ernest Rutherford havia lançado seu modelo atômico, conhecido como Modelo do Sistema Solar.
Figura ------ Modelo atômico de Rutherford
Segundo esse modelo, haveria duas regiões distintas no átomo: o núcleo, muito pequeno e de carga positiva, onde estariam prótons e nêutrons, e a eletrosfera, onde estariam os elétrons, de carga