Profissão Professor
Atualmente, a profissão de professor tem passado por uma desvalorização nunca vista.
Abordaremos este assunto com o objetivo de encontrar uma saída para esse problema.
2 DESENVOLVIMENTO
A profissão de professor em nosso país é um estado de imprecisão; um profissional altamente desvalorizado.
Diz-se que no Japão, até o imperador se curva diante de um professor, tamanha é sua importância.
Em nosso país, atualmente, o professor é quem tem se curvado obrigatoriamente diante de alunos, pais,violência escolar,perda de autoridade,falta de compromisso dos pais para com suas responsabilidades educativas.
O professor tem demonstrado grande insatisfação com a profissão, devido a atual situação: é pressionado, cobrado a colher bons frutos de árvores doentes.
As condições de trabalho, na maioria das vezes são precárias, fora a falta de interesse dos próprios alunos e da própria sociedade no quesito “aprender”.
Parece que a cada dia que passa, a escola e a educação ficam mais banalizados.
Basta comparar-mos a escola de 40 anos atrás com a dos dias atuais;nossos antepassados viveram épocas onde na ausência de seus pais, os professores eram seus responsáveis, munindo-se do direito de punir o aluno caso fosse necessário.
Mas, para que haja uma mudança significativa, o educador não deve acomodar-se,deixando de ser a personagem principal dessa história da educação. O professor deverá transmitir aos seus ouvintes que o futuro depende do que plantarmos hoje.
É necessário sair da zona de conforto, parar de dançar conforme a música está tocando ; precisa-se sim, remar contra a maré.
O profissional precisa buscar a reciclagem , adotando novos métodos e explorando essa riqueza tecnológica que hoje temos em nossas mãos.
Para que o trabalho do professor seja valorizado, é necessário que ele mesmo venha se impor diante das dificuldades,da sociedade e do Estado.
Todas as profissões,sem exceção,dependem