Profissão docente: reflexões acerca dos aspectos legais que regulamentam a formação de professores para o ensino superior.
Ana Paula Pereira Arantes1
“O domínio de uma profissão não exclui o seu aperfeiçoamento.
Ao contrário, será mestre quem continuar aprendendo”.
Pierre Furter
RESUMO
A formação do professor atuante no ensino superior vem sendo objeto de estudo de vários teóricos, dentre eles podemos citar: Fonseca (2002), Pimenta e Anastasiou (2002), Tardif (2000), Cortella (2000), Gadotti (1983), Ponce (1996), Morin (1987).
Vários aspectos vêm sendo apontados nos trabalhos em torno da temática, como a formação desse profissional, a prática docente, a carreira, a história de vida profissional e as políticas públicas sobre tal profissão, porém os aspectos legais que regulamentam a formação é o que delimitou as reflexões apresentadas neste trabalho.
O objetivo deste artigo consiste em analisar a formação do professor atuante no ensino superior considerando as exigências legais que norteiam o exercício desta profissão.
Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica.
Não buscamos com este trabalho encerrar as discussões acerca da temática abordada, mas sim tecer um pano de fundo para futuras discussões.
PALAVRAS - CHAVE: formação de professores, ensino superior, legislação educacional.
Na maioria das profissões a história de vida profissional de um indivíduo começa a partir do início do curso escolhido, onde os elementos constitutivos da profissão começarão a orientar os caminhos a serem percorridos pelo então aluno e futuro profissional.
Durante os anos que cursa a graduação, cada aluno, ao cumprir o currículo proposto, incorpora inúmeros elementos de formação de uma identidade profissional. Estes elementos vão, a cada dia, se estruturando.
Os elementos constitutivos da identidade de uma profissão, que configuram o ideal a ser construído, os objetivos pessoais e os sociais, o conceito de