Profissão do contador e a ética
1. INTRODUÇÃO
Esse artigo tem a finalidade de suscitar (procurar significado no dicionário) uma discussão sobre a ética na profissão contábil e os riscos dos crimes tributários para esse profissional, a fim de estimular a execução da lei, e, sobretudo conscientizar o profissional contábil no que tange a integridade, honestidade e ética, zelando pela moralidade da classe e, sobretudo garantindo transparência nos procedimentos contábeis.
Tendo em vista que a base da ética é a verdade, e quem se apresenta como profissional e não zela por sua competência na orientação técnica a seus clientes, falta com a verdade e atenta contra a ética. A fim de cumprir com o papel que norteia a ética na profissão contábil foi criado o Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os contabilistas, quando no exercício profissional.
2. A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL
A Contabilidade na qualidade de ciências aplicada tem como ponto essencial “identificar, mensurar e comunicar informações que facilitem na tomada de decisões econômicas” DIAS FILHO (2000 pág. 46). Valendo-se desse privilégio a classe contábil deve cada vez mais atender as expectativas dos usuários das informações por ela emitidas.
A informação contábil é um instrumento de caráter relevante para os usuários da contabilidade, portanto, deve atender aos objetivos a que se destina. Segundo o FASB-Conselho de Padrões de Contabilidade Financeira – a informação deve ser relevante, oportuna, compreensível, precisa, neutra e representativamente fiel, a partir do momento que a informação possuir todas essas características ela pode ser considerada e esclarecedora para a sociedade, essas além de serem verdadeiras, elas devem ser íntegras e claras quanto às quantidades e qualidades dos termos físicos e monetários da entidade (NBC - 1).
3. O PAPEL DAO CONTADOR NA SOCIEDADE
No aspecto que tange o perfil do contabilista, Branco (2003) diz