Interiores Barrocos e Neoclássicos
Profa Ana Kalassa – Design de Interiores
Luiza Azevedo RA: 118961
Isabela Camilo RA:111111
Santos, Outubro de 2013
Edifício Barroco europeu – Palácio de Versalhes
1. Sobre qual projeto ou edifício pesquisou?
O Palácio de Versalhes, que era o pavilhão real de caça, uma espécie de casa de campo do rei Luis XIII. Seu filho e sucessor, Luis XIV, transformou o palácio em símbolo maior do absolutismo e da mais alta arte clássica francesa.
2. Quando foi iniciada e finalizada sua construção? E onde foi construído?
O palácio começou a ser construído nas primeiras décadas do século XVII. Em 1664, durante o governo de Luis XIV, foi finalizado. O Palácio de Versalhes (em francês: Château de Versailles) é um castelo real localizado na cidade de Versalhes, uma aldeia rural à época de sua construção, mas atualmente um subúrbio de Paris.
3. Quem foi ou foram os responsáveis por ela? (tanto o responsável pela encomenda como o responsável pela realização)
Encomendado pelo rei Luís XIV, o "Rei Sol", O arquiteto Louis Le Vau (1612-1670), que construiu o Louvre e as Tulherias foi incumbido da tarefa de transformar o que era o pavilhão de caça de Luís XIII, no mais opulento palácio da Europa, sendo ajudado pelo pintor Charles Le Brun (1619-1690), responsável pela decoração, e por André Le Nôtre (1613-1700), o jardinista que criou os "jardins à francesa", caracterizados pelas perspectivas a perder de vista, pelos lagos e repuxos. Le Brum foi contratado para fazer os jardins e levar água para Versalhes.
Trinta e seis mil homens vindos de todas as regiões da França trabalharam na gigantesca construção. Seis mil cavalos foram usados para puxarem os carros que transportavam pedras, blocos de mármore e vigas. O rei visitava as obras quase todos os dias, incentivando os trabalhadores. Nada o desanimou, nem mesmo as epidemias de