Profissão de Engenheiro Civil
SOBRE A PROFISSÃO DO ENGENHEIRO CIVIL
(trechos retirados do PAC da Engenharia Civil)
Por: Ricardo Alvim
“Costuma-se pensar o engenheiro como uma parte da trilogia da ciência pura, ciência aplicada e engenharia. É necessário enfatizar que essa trilogia é apenas uma das tríades de trilogias nas quais a engenharia se encaixa.
Muitos problemas da engenharia são tão próximos das questões sociais quanto são das ciências puras.”
Hardy Cross
O Surgimento do Engenheiro
Segundo o eminente Professor Péricles Brasiliense Fusco, da Escola Politécnica da USP, uma das possíveis explicações para a origem do termo engenheiro é aquela que decorre da palavra latina ingenium, derivada da raiz do verbo gignere, que significa gerar, produzir, isto é, o engenheiro é o encarregado da produção.
Com o advento de novos meios tecnológicos, a produção de bens em larga escala não podia mais ser obtida por meio de práticas primitivas. Daí a necessidade do engenheiro, que lidaria não apenas com a renovação dessas práticas ao longo dos anos, mas também com a transformação das regras de trabalho. Com o tempo, o engenheiro passou a atuar proporcionando soluções para diferentes problemas da vida humana em suas interações sociais e com o meio ambiente.
Tais soluções de engenharia vão da gestão dos meios de produção, até o transporte, comunicação, alimentos, saneamento, sistemas de distribuição de água e energia, entre outros. Sempre criando instrumentos, informações, dispositivos e processos, que garantam ao homem melhores condições de trabalho, uma vida mais digna e condições de preservação do meio ambiente e dos recursos naturais empregados.
A Função do Engenheiro
O engenheiro lida, quando desempenha suas funções, com uma realidade física complexa. Somam-se a isso as limitações do conhecimento humano, que forçam o engenheiro a idealizar tal realidade.
Disso resulta um sistema profissional teórico-prático, que define o papel do engenheiro. De