Profissional administrador ético
Ser um profissional administrador ético é seguir um conjunto de valores, normas, critérios e comportamentos, para que o administrador seja bem visto dentro da organização. Também um profissional tem que ser honesto, sincero, franco e transparente. Com essas características conquistará a confiança de colegas e seu chefe. Falar quando necessário e calar-se quando deve. Incentivar seus colegas, pares ou subordinados a agirem eticamente, mesmo quando a conduta contrária pode trazer retornos financeiros ou materiais mais fortes.
Todo profissional dentro da empresa tem a tarefa de manter vivo e atualizado o código de ética e promover formas ou meios para contribuir com a formação de todos os funcionários da empresa.
Segundo Aristóteles, com a ética associada à excelência, surgem duas virtudes dentro da organização: a cooperação e a integridade. Uma empresa boa, bem sucedida, harmoniosa e estável, integrada por pessoas boas, satisfeitas, seguras e felizes, surge de um trabalho conjunto de cooperação e integridade.
Segundo Kant, a vontade do profissional ao agir moralmente em sociedade deve ser sempre boa, não apenas para si mesmo, mas para os outros de forma universal.
Kant afirma que o dever ético propõe que o conceito ético seja retirado do fato de que cada pessoa deve se comportar de acordo com princípios universais, ou seja, como todos. A lei universal nos impõe que não podemos exigir algo de uma pessoa se não exigimos de nos mesmos primeiro.
Segundo Jonas, a responsabilidade é o fundamento primeiro e essencial da estrutura ética na organização. Sem responsabilidade não há liberdade. O profissional ético é responsável, sob o ponto de vista ético, quando é capaz de se autodeterminar, quando quer e sabe o que quer, isto é, quando tem a consciência de seus atos dentro da empresa.
Jonas afirma que a responsabilidade não está focada no passado e no presente, mas sim com o futuro da humanidade, com as futuras gerações e com a