MONOGRAFIA A conduta ética do administrador na empresa
A ciência da Administração é o processo de tomar decisões e coloca-las em prática para alcançar objetivos através da utilização de recursos (humano, financeiro, temporais). Ao estudar o campo da Administração é possível perceber a sua importância para o mundo dos negócios, para a sociedade e inclusive para o profissional Administrador, que interage diretamente nesse meio.
Por se tratar de uma ciência humana que envolve aspectos relacionados com o homem, e o meio em que ele vive, a Administração é considerada de grande importância, pois os valores das atitudes administrativas influenciam no desenvolvimento de toda a organização que tem por objetivo alcançar as metas estabelecidas e a qualidade de desempenho
A área de atuação deste trabalho centra-se na Ciência da Ética Geral e Profissional. Devido às constantes mudanças no mercado de trabalho, a preocupação por um profissional que respeite e exerça seus princípios e valores morais de conduta humana vêm se perdendo, neste caso, o administrador deve cultivar e propagar os valores morais através de práticas que venham para estabelecer a natureza dos deveres no relacionamento do indivíduo e da sociedade.
A conduta ética do administrador na empresa vai além de planejar, controlar e executar, ele busca caminhos para a conquista de novos clientes e parceiros, estimulando funcionários, respeitando opiniões e conseqüentemente alcançando os objetivos da organização alavancando a empresa. O administrador é o elo entre empresa e funcionários, onde ambas as partes espera comprometimento e satisfação no ambiente de trabalho, e esta conduta influencia diretamente na organização ao qual está inserido.
Desta forma, empresas buscam investir e manter funcionários éticos, comprometidos que a representem no cotidiano das organizações, que saiba distinguir diferença entre o falso e o verdadeiro, entre o certo e errado e entre o cliente e amigo, e assim conquiste mais mercado e se desenvolva pelo diferencial na conduta