09876554321
2670 palavras
11 páginas
AdministraçãoÉtica e Relações Humanas no Trabalho
Junho – 2012
1. INTRODUÇÃO:
Ética, em seu conceito, são princípios da conduta humana, diretrizes no exercício de uma profissão, estipulando os deveres a serem seguidos no desempenho de uma atividade profissional, também denominada filosofia moral.
Aristóteles é visto como o fundador da Ética. Ele fez uma análise do agir humano que marcou decisivamente o modo de pensar ocidental. Ensinava que todo o conhecimento e todo o trabalho visam algum bem. Para ele, a ética tem por objetivo melhorar a vida e, portanto, preocupa-se com a natureza do bem-estar humano. Considera virtudes éticas (justiça, coragem, temperança etc.), como habilidades complexas racionais, emocionais e sociais.
A fim de viver bem, é necessário apreciar a maneira em que os bens tais como a amizade, o prazer, a virtude, a honra e a riqueza se encaixam como um todo. Para aplicar esse entendimento geral para casos particulares, deve-se adquirir, através de educação adequada e hábitos, a capacidade de ver, em cada ocasião, qual curso de ação é mais bem fundamentado. Portanto, a sabedoria prática, como ele a concebe, não pode ser adquirida apenas ao aprender regras gerais, também deve ser adquirida, através da prática e habilidades deliberativas, emocionais e sociais é que nos permitem colocar a compreensão geral de bem-estar em prática de forma que serão adequados para cada ocasião.
Com tudo, é importante que a ética seja considerada pelas empresas, pois ela traça o comportamento da empresa para que ela tenha ações de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder a aceitas pela coletividade. A inclusão da ética empresarial é justificada quando se compreende que o sucesso da empresa depende das pessoas que a compõe, são elas que transformam as metas, os objetivos, os projetos e até mesmo a ética em realidade. Por isso é importante o comprometimento do