Profile
De: Kátia Nunes, Gestora Técnica de Produtos Formulados
Para:
Devido a uma grande expansão da utilização de solventes no mercado brasileiro e internacional, cada vez mais o homem se preocupa com o futuro. E não somente com questões de saúde, segurança e meio ambiente, mas também com a manutenção e o oferecimento das condições mais básicas de vida para as populações inseridas no contexto desse mesmo meio ambiente. Além disso, cada vez mais observamos investimentos feitos com critérios ambientais, sociais e de governança. Os negócios no futuro terão como padrão a análise de sua viabilidade econômico-financeira em conjunto com essas questões citadas.
O projeto baseia-se no estudo do desenvolvimento de solventes sustentáveis para atendimento a mercados da divisão de Químicos da quantiQ, visto da questão ambiental, social e econômica.
Apesar de serem ecológicos, os solventes não diferem de produtos já comercializados e formulados atualmente em nossos centros de distribuição. Dessa forma, os investimentos iniciais necessários não serão altos. A análise financeira do projeto deverá se basear em alguns pontos:
i) Custo do produto ou matéria prima
ii) Custo de armazenagem
iii) Custo de formulação
iv) Custos de envase e tambor
v) Custos logísticos
vi) Custos operacionais
Inicialmente, o investimento a ser feito no projeto seria de aquisição da matéria prima, formulação e armazenagem, estimado em R$80.000,00 no primeiro mês e dependendo dos resultados, pode-se aumentar esse valor ao longo dos meses, com o aumento do volume de vendas. Estima-se um retorno R$125.000,00, ou seja, 56% acima do valor investido inicialmente.
Aliados a análise financeira, alguns pontos fortes e futuras oportunidades podem ser citados no desenvolvimento dessa nova linha de produto:
✓ Armazéns preparados para