Professores: Autores e Atores nos dizeres da escola-A contribuição da reflexão Filosofica.
A filosofia pode ser definida como um esforço para ver com clareza, profundidade e abrangência a realidade, assumindo diante dela uma atitude crítica. Recorremos a filosofia para que possamos compreender as questões que se colocam como desafiadoras e as contradições que se encontram no mundo e no trabalho dos educadores.
A educação se caracteriza como partilha da cultura, construção e socialização de saberes, sentires, crenças, valores. É no sentido de preservar e partilhar a cultura que se organiza o processo educativo. Mas ele tem também um caráter transformador. A educação está presente em todas a instituições sociais, como elemento de preservação- e ao mesmo tempo de modificação- dos acontecimentos e valores. Ninguém escapa da educação porque em qualquer espaço em que se dá a interação entre os seres humanos encontra-se esse movimento de partilha e criação dos elementos culturais.
Na medida em que a escola é uma instituiçãoo constituinte da sociedade, as transformações que ocorrem na sociedade se refletem no espaço escolar e as modificações que se dão nesse espaço têm ressonância no contexto social mais amplo.
Se todas as instituições influem na transformação da sociedade, qual será a especificidade da transformação feita pela instituição escolar? Essa indagação nos remete ao papel dos educadores que desenvolvem seu trabalho na escola e Âs exigências para que esse trabalho seja de boa qualidade e vá ao encontro das necessidades concretas da sociedade, que não se confundem com necessidade empíricas, ditadas pela situação imediata vivenciadas pelos indivíduos.
(exemplo: Um estudante que estuda a noite, chega na escola após um dia exaustivo de trabalho , necessita empiricamente , descansar. Tem necessidade imediata de descanso. Entretanto , o que o traz à escola é uma necessidade de outra natureza: a de se apropriar do conhecimento que lhe permitirá