Trabalho De Filosofia
Nome:Raphaela Leandro Dos Santos Nº32 1º ETIM – TI
Professora: Roseli
Exercícios sobre a atitude científica Capitulo 29 –Página 301
1- Nossa sociedade acredita que fomos criados por um ser divino, um Deus, e que tudo de bom que está ao nosso redor também foi criado por ele. Já as coisas runs que há, foram criadas por um ser maléfica, um demônio.
Já a ciência mostra o contrário, que fomos uma “evolução” dos macacos, ou coisa parecida.
2- São subjetivas, levam a uma avaliação qualitativa, agrupam-se ou distinguem-se, são individualizadores, são generalizados, tendem a estabelecer relações de causa e efeito, não se surpreendem, não compreendem o que seja investigação científica, costumam projetar sentimentos de angustia nas coisas ou no mundo, interpreta a realidade que nos cerca e os acontecimentos.
São subjetivas- exprimem sentimentos e opiniões individuais e de grupo.Variando assim de pessoa para outra, de grupo para outro. Dependendo assim das condições.
Estabelecer ralação de causa e efeito- Por exemplo:“Ingerir sal quando se tem tontura é bom para a pressão”, essa expressão se deve pelo vago conhecimento de “medicina”. Tontura é associado a pressão “cair” e o sal é associado a aumentar a pressão.
Não compreendem o que seja investigação científica- Veem a ciência como uma certa magia, aliás tudo o que não é possível explicar é causa de um fenômeno extraordinário, algo divino –digamos assim.
3- É objetivo, quantitativo, homogêneo, generalizador, diferenciado, só estabelece relações causais depois de investigar a natureza, surpreende-se com a regularidade, distingue-se da magia, afirma pelo conhecimento, procura sempre renovar-se modificar-se.
É objetivo- procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas.
É diferenciado- não reúne nem generaliza por semelhanças aparentes, mas distinguem dos outros que parecem iguais.
Distingue-se da magia – a atitude cientifica opera um desencantamento do mundo,