artigo tica
Ivanir Schroeder
Professor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali)
Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
E-mail: ivanir@matrix.com.br
Resumo
Este artigo analisa os modismos da administração e os seus reflexos na dimensão ética da formação do administrador. No entendimento de tal assunto apresenta-se a definição de ética e sua importância na formação do administrador. Além disso, reflete-se sobre a indústria da administração ou da teoria organizacional e sua influência na formação do profissional de administração. Conclui-se que tanto os professores como o corpo diretivo das faculdades e universidades são responsáveis por oferecer ao aluno um referencial ético. O conceito e a prática da cidadania precisam estar presentes durante todo o curso de administração, não somente em disciplina específica, ética, mas implícita nas atitudes e verbalizações dos professores e do corpo diretivo do curso de administração.
Palavras-chave: ética; modismos da administração; formação do administrador.
1 Introdução
É importante a constante interrogação sobre o tipo de sociedade almejada.
Assim, neste início de século XXI é indispensável para muitas pessoas o cuidado com o meio ambiente, com o trabalho infantil, com o tratamento dispensado aos funcionários das empresas.
Neste sentido, as empresas já modificaram ou estão modificando seu comportamento. O comportamento que se espera das empresas pressupõe o comprometimento social, respeitando o meio ambiente, os funcionários, bem como toda a sociedade – esse movimento é normalmente denominado de responsabilidade social.
A responsabilidade social precisa ser estendida às faculdades e universidades. Estas instituições formam profissionais que atuarão no mercado de trabalho, que é parte da sociedade. Assim, a preocupação deve ir além da formação do profissional com habilidades técnicas, devendo também ser permeada por conceitos e