Professora
Quaresma é o período de quarenta dias entre a quarta-feira de Cinzas - logo após o Carnaval e a Semana Santa, que se inicia com o Domingo de Ramos.
Durante esses dias, a Igreja e todos os cristãos preparam-se para a Páscoa.
Por que quarenta dias?
São muitos dias não? Quantas coisas a gente não faz em quarenta dias.
O período da quaresma quer nos relembra os quarenta dias que Jesus passou no deserto logo após seu batismo e antes de começar sua pregação.
Durante esses dias, sem comer e sem beber, Jesus apenas rezava. Para tentar afastá-lo de Deus, diabo aproximou-se de Jesus, fazendo-lhe várias ofertas aparentemente vantajosa. Mas Jesus se recusou a ouvi-lo e expulsou-o de lá.
O Domingo de Ramos
A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, um domingo antes da Páscoa.
Nesse dia, recordamos a entrada de Jesus em Jerusalém, pouco antes de sua morte.
O povo recebeu-o com festa. Montado em um burrinho, Jesus entrou na cidade. E as pessoas, que muito ouviam falar de seus milagres, estenderam mantos para ele passar e agitaram ramos de oliveira e palmeira para homenageá-lo.
O Evangelista são Mateus nos fala um pouco desse dia, acompanhe-o:
“Levaram a jumenta e o jumentinho, coloraram os mantos sobre eles, e Jesus montou. Uma grande multidão estendeu seus mantos pelo caminho; outros cortaram ramos de árvores, e os espalharam pelo caminho. As multidões, que iam na frente e atrás de Jesus, gritavam: ‘Hosana ao folho de Davi! Bendito aquele que vem em nome do senhor! Hosana no mais alto dos céu!’ Quando Jesus entrou em Jerusalém, toda a cidade ficou agitada, e perguntava; ‘Quem é ele?’ E as multidões respondiam: ‘É o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia’.” Mateus 21,7-11
Por isso, atualmente, em muitos lugares, quando se desenha algo a Páscoa, ou se faz uma decoração para essa festa, logo surgem como motivos principais as folhas verdes das palmeiras, símbolos pascais.
A Última Ceia
Na quinta-feira da Semana Santa, Jesus convidou seis doze apóstolos