O a.t.l.
Actividade - Conjunto de actos ligados ordenadamente para a realização de determinado fim.
Tempo - Período determinado para a realização de algo;
Livre - Que não está ocupado, que não tem compromissos.
O A.T.L (Actividades de tempos livres) é um estabelecimento de educação frequentado (normalmente) por crianças com idades compreendidas entre os 6 e 14 anos de idade, no entanto as idades podem variar consoante as instituições. Esta Valência foca-se no desenvolvimento integral da criança, através de actividades previamente planeadas e concebidas a pensar na criança.
“As actividades de tempos livres consistem na realização por alunos do 1o ciclo do ensino básico de tarefas de carácter lúdico e pedagógico, em horário pós-escolar, acompanhados por um monitor com formação adequada”. (Decreto regulamentar regional no 14/98/A de 4 de Agosto)
As mudanças surgidas na estrutura familiar, em que a mãe (que outrora se dedicava unicamente ao lar), passa a ocupar o seu lugar no mundo do trabalho e que agora já conquistou um lugar na sociedade que lhe permite trabalhar fora de casa, implica outras necessidades sociais, nomeadamente de se procurar apoio no atendimento às crianças enquanto os pais estão nos seus locais de trabalho, sendo este atendimento de natureza educacional, ocupacional e assistencial. Para dar resposta a esta necessidade, surgem instituições (públicas e privadas) às quais cada vez mais, as crianças são confiadas para ocuparem o seu tempo extra-escolar, uma vez que a família perdeu a disponibilidade de apoiar a ocupação desses tempos livres. Porém, o A.T.L., também é um lugar onde se dá muita importância ao lazer. O lazer é um fenómeno social de reconhecida importância na sociedade moderna, na qual, apesar de tudo, se vive em função do trabalho, tornando-se difícil saber o que se fazer com o tempo que resta, o denominado "tempo livre".
"Em compensação nas cidades modernas e pós modernas, após modernas