Professora
Iniciamos o dia assistindo uma linda historia de amor, representada através do teatro de sombras. Percebemos que aquelabela encenação só foi possível porque houve um perfeito sincronismo entre os membros do grupo. Foram ações muito bem planejadas e executadas. Um belíssimo trabalho em equipe.
Depois desta exibiçãofomos carinhosamente agraciadas pela nossa orientadora com uma sincera homenagem alusiva ao dia do professor e ouvimos a leitura do caderno de memórias.
Em seguida, socializamos nossos estudos decasa, discutindo os textos. “O uso de jogos voltados para alfabetização inclusiva” e “Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?)”.
O segundo vídeo muitobem humorado nos mostrava as tentativas frustradas do porquinho para conseguir alcançar um pote de biscoito. Com este, concluímos que as ações realizadas sem planejamento prévio podem nos levar a umenorme desgaste e algumas vezes ao completo fracasso.
Retomando a aula anterior, propomos novas atividades as sequências didáticas já elaboradas por outros grupos.
Em mais um vídeo assistido, vimosque planejar, analisar, traçar objetivos e estratégias, cumprir prazos e selecionar materiais são alguns pontos fundamentais para obter-se sucesso em qualquer atividade.
Realizamos ainda osestudos dos textos: “Os diferentes textos a serviço da perspectiva do alfabetizador letrando”, “Relatando experiência a diversidade textual em sala de aula” e “Direitos de aprendizagem no ciclo dealfabetização – Ciências”.
Como atividade de casa nos foi pedido para elaborar e desenvolver em sala de aula uma sequência didática utilizando o material distribuído pelo MEC, que contemplasse direitos deaprendizagem referente a alfabetização.
Trabalhei com o livro “Sete camundongos cegos”, obra de Ed Young, baseada na antiga fábula indiana “Os cegos e o elefante”.
Usando colagens com papel o...