professora
Histórico Sobre a Enfermagem Brasileira
HISTÓRICO SOBRE A ENFERMAGEM BRASILEIRA
Analisando a história da Enfermagem Brasileira observamos que ela sempre acompanhou apolítica de saúde adotada no País, surgindo no período da colonização não como uma profissão, mas como cuidados prestados aos doentes por determinados grupos de pessoas. Naquela época, nos domicílios, os escravos eram os principais cuidadores de doentes.
Apenas em 1832, através de uma lei imperial, houve a organização de cursos de parteiras, que tiveram seus currículos definidos em 1854.
Com a denominação de ?Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras?, através do Decreto n° 791, de 27 de setembro de 1890, foi criada a primeira Escola de Enfermagem do Brasil, pelo Marechal Deodoro da Fonseca.
Essa Escola surgiu de uma necessidade emergente da psiquiatria que, por questões deordem administrativa e política, ficou sem ter quem cuidasse de seus pacientes.
Inicialmente esta Escola recebeu orientação de Enfermeiras francesas, que vieram para o Brasil com esta finalidade. Passou por várias modificações, até adquirir o nome de ?Escola de Enfermagem Alfredo Pinto?, hoje pertencente à Universidade do Rio de Janeiro, onde prepara Enfermeiros para atuarem nas diversas áreas do conhecimento da Enfermagem.
Naquela mesma década, os Serviços de Enfermagem foram organizados e pessoas foram treinadas para trabalhar em hospitais.
Na década de 20, com o esboço da primeira política de saúde do Estado Brasileiro, houve uma profunda reformulação dos serviços de saúde, surgindo a necessidade da normalização dos trabalhos da Enfermagem.
Através do Decreto n° 16.300 de 1923, foi aprovado o Regulamento do Departamento Nacional de Saúde Pública (DNSP), cujo interesse prioritário era o controle das grandes endemias, que prejudicavam as exportações e o crescimento do País. Houve necessidade da atuação de uma Enfermagem capaz de participar das medidas de controle das