professora
Gizelem Figueiredo Bruce¹
Resumo: Este trabalho traz como tema as dificuldades de aprendizagem e busca mostrá-las de uma maneira que vai além de suas definições padronizadas. A aprendizagem proporciona ao indivíduo adquirir conhecimento, o que não significa que seja preciso para isso, seguir padrões formalizados de ensino-aprendizagem. Indivíduos que apresentam dificuldades em aprender certo conteúdo não necessariamente terão dificuldades em aprender outro. Portanto para um processo de ensino-aprendizagem eficaz, é de suma importância que se perceba e valorize as capacidades de aprendizagem do indivíduo e não suas limitações. No decorrer deste trabalho, procura-se demonstrar que as dificuldades de aprendizagem são várias e com muitas causas ou origens, sendo também muitas vezes usadas apenas para rotular o indivíduo. É necessária a preocupação em preparar não apenas materiais adequados, mas também educadores preparados, para que satisfaçam as necessidades de quem tem algum tipo de dificuldade em sua aprendizagem ou apenas precise que o conteúdo lhe seja mostrado de uma forma diferente.
Palavra-Chave: Dificuldade de aprendizagem, sociedade e família.
1. INTRODUÇÃO
Existe na sociedade hoje em dia uma precariedade enorme em sociedade, até mesma em uma extrema pobreza. A família é algo de muita importância, pois é nela que o ser humano cresce e se se desenvolve como pessoa. É sem duvida o melhor ambiente que se deve oferecer para uma criança, no seu desenvolvimento psíquico, social e físico.
Com o passar do tempo o contexto familiar vem sofrendo grandes transformações, principalmente mudanças de padrões culturais, pois não conseguem manter por muito tempo. A família não é só aproximação de pessoas biológicas mais sim uma realidade social. Como a organização ou desorganização de uma família, a economia de uma criança, tudo isso influencia no aprendizado de uma criança.
Nesse artigo observei que as