professora
A partir dos anos 1940 o homem fez reduzir consideravelmente a população de animais na África, de forma direta ou indireta. Isso fez com que muitas espécies entrassem em processo de extinção. Nos últimos anos vem crescendo os esforços de proteção aos animais africanos e aumentado o policiamento de reservas demarcadas. Mais: Elefantes Africanos e Safáris►
Exemplos de Animais Selvagens da África
Um leopardo observa sua presa. O leopardo (Panthera pardus) é um dos grandes felinos que habitam as savanas africanas. Podem chegar a mais de 2 metros de comprimento (excluindo a cauda) e pesar até 90kg. Um animal solitário que costuma caçar à noite e passar o dia em cima de árvores. Hipopótamos (acima). É um anfíbio africano e o segundo maior animal terrestre, depois do elefante.
A 'Fauna do Brasil' envolve o conjunto de espécies animais distribuídas por todo o território brasileiro. Na selva amazônica existe uma abundante fauna de peixes e mamíferos aquáticos que habitam os rios e lagos. As espécies mais conhecidas são o pirarucue o peixe-boi (este em via de extinção). Nas várzeas existem jacarés e tartarugas (também ameaçados de extinção), bem como algumas espécies de anfíbios, notadamente a lontra e a capivara e certas serpentes, como a sucuri. Nas florestas em geral predominam a anta, a onça, os macacos, o preguiça, o caititu, a jibóia, a sucuri, os papagaios, araras e tucanos e uma imensa variedade de insetos e aracnídeos.
Nas