professora
O propósito deste estudo será investigar e analisar se a Educação Física na Educação Infantil promove melhores condições para o ensino da Educação Física no Ensino Fundamental. A amostra será constituída por 36 alunos de ambos os sexos com idade de 5 anos. Para coletar os dados será aplicada uma bateria de testes de coordenação corporal conhecido como KTK
Korperkoordinationstest Fur Kinder-KTK, que é composta por quatro etapas a 1ª o equilíbrio,
2ª saltos laterais, 3ªsaltos monopedais e 4ª transposição lateral. Para os dois professores regente de turma e o dois profissionais de Educação Física será entregue um questionário com perguntas abertas para ambos responderem. A partir dos resultados obtidos será avaliado se a educação física na educação infantil acarretará e trará algum benefício para o longo da vida.
Palavras-chave: Coordenação motora, educação infantil, ensino fundamental.
1. INTRODUÇAO
O presente terá como objetivo enfatizar a importância da educação física na educação infantil para o desenvolvimento da criança, primordial no seu processo de aprendizagem.
Então, para que a educação física tenha clareza da influência na aprendizagem da criança, “há a necessidade de monitorar e acompanhar seu desenvolvimento, este servirá de base para o estabelecimento das metas educativas e na construção didática das aulas”. (DEUS et al., 2008, apud COLLET et al, 2008 p. 374).
Enfocando o desenvolvimento motor da criança e sua relação no processo de aprendizagem, o desenvolvimento motor, na infância, caracteriza-se pela aquisição de habilidades motoras, que oportunizam um domínio do corpo estático ou dinâmico
(andar, correr, saltar, receber, arremessar e chutar uma bola etc.). Tais habilidades básicas são requisitadas na vida diária da criança, tanto na escola como em casa, a fim de atender aos seus diversos propósitos (CARMINATO, 2010).
Torna-se evidente que aulas regulares de Educação Física nas escolas podem contribuir para do