PROFESSORA
Objetivos do Relatório
Antes de começar um relatório você deve definir os objetivos dele, ou seja, você vai descrever, narrar ou dissertar sobre algum tema. Depois disso, comece a seguir as instruções abaixo:
Foco
Um bom relatório precisa estar bem explicito o que se pede ou se relata. Estabeleça um foco para a redação, pode ser exposição detalhada ou opinião e posicionamento quando se trata de descrição, por exemplo. O importante é deixar bem claro o assunto que se está abordando.
Encaminhamento
Para quem vai o relatório? Verifique para quem se dirige a comunicação, seja para um conselho profissional, um diretor ou chefe ou um colega que você tem mais amizade. A partir disso você vai adotar um estilo adequado: protocolar, formar, informal, sintético ou analítico. É importante saber para quem vai encaminhar o relatório para saber o jeito correto de escrever e usar os termos certos. Os tratamentos adequados podem fazer toda a diferença na hora de entender ao fazer a leitura do relatório.
Transmitir bem o assunto
Agora você deve pensar no que deseja comunicar efetivamente: Os principais pontos os comentários significativos e os aspectos que podem auxiliar o leitor a entender melhor o que seu texto está transmitindo. Para uma melhor estrutura, use o método: quem fez, o que fez, por que fez, como fez, quando fez e onde fez. Respondidas essas perguntas, comece escrever então a mensagem com começo, meio e fim.
Regra Geral
Começo
O começo é a introdução, aqui você deve ser muito criativo, pois você precisa prender a atenção do leitor nas 10 primeiras linhas e dar ênfase para o assunto geral que será explicado no meio do relatório. Cuidado com as coisas desnecessárias no inicio e lembre-se é apenas uma introdução então não desenrole muito o assunto apenas deixe o leitor com vontade de continuar lendo
Meio
No meio é onde você toca no assunto, deixa bem claro o que você que passar no texto. Você deve ser persuasivo para convencer