Professora
Carla Pasquini Abu-Yaghi Nogueira1
Clério Cezar Batista Sena2
RESUMO
O Conselho de Classe/Série faz parte do colegiado da escola e tem uma função muito importante na questão que se refere ao processo de ensino e aprendizagem. O texto é resultado de pesquisa bibliográfica, foi apresentado como pré-requisito para obtenção do título de especialista em Gestão Educacional do curso de pós-graduação e tem como objetivo discutir se realmente os conselhos funcionam ou apenas existem para cumprir as legislações educacionais, e ainda relatar a trajetória histórica. Aborda também as questões como a avaliação e o processo ensino e aprendizagem como pressuposto da função dos conselhos. Conclui contrapondo de que não basta existirem Conselhos de Classe fictícios, mas é necessário que ele funcione de forma a atingir a cada dia mais a qualidade do ensino, que é sua função primordial.
Palavras-chave: Conselho de classe. Avaliação. Ensino-aprendizagem.
1. INTRODUÇÃO
O presente artigo tem como objetivo analisar, refletir sobre os Conselhos de Classe/Série. Pretende pesquisar se realmente funcionam de forma a melhorar o processo de ensino/aprendizagem ou se só existem de maneira simbólica. Tem como objetivo também, demonstrar através das legislações a estrutura dos Conselhos de Classe/Série, e seu histórico.
Como problemática, levantamos as seguintes questões: Os Conselhos de Classe/Série funcionam de acordo com seus objetivos? Os Conselhos de Classe/Série funcionam para proporcionar a melhoria da qualidade da educação?
A metodologia usada foi a da pesquisa bibliográfica que visou explorar o conceito do Conselho de Classe/Série, incluindo sua questão temporal, ideológica, e educacional.
Como referenciais teóricos artigos foram selecionados autores como Cipriano Carlos Luckesi (1978/1998), que conceitua avaliação, e questiona qual o uso da avaliação na escola, isto é, se a avaliação é usada apenas