professora
Boi-Bumba
Esta expressão cultural é caracterizado em forma de danças , reverenciando a alegria, os nativos da amazônia e sua maior festa é a famosa Festa Folclórica de Parintins, que é realizado desde 1913, ou seja, ano que vem a tradicional festa folclórica faz 100 anos de existência. Nessa festa se usam os instrumentos musicais maracá, pandeirão, tamborinho, tambor onça, tambor de fogo, zabumba. Os principais personagens da festa são o Amo, Pai Chico ou Mateus, Vaqueiro, índios e caboclos, cazumbá, mãe catirina ou catirina.
Marujada
No folclore da região Norte também existe a marujada, que é outra festa típica da região. A marujada é uma festa que se predomina também a expressão do folclore pela dança, mas nesta festa o predomínio é das mulheres que ficam também com a organização e realização do evento. Os homens nesta festa são somente coadjuvantes, tendo como principal função tocar instrumentos e acompanhar as mulheres nas danças. Os instrumentos usados nesta festa típica são a cuíca, os tambores grandes, tambores pequenos, violino, cavaquinho, viola, rebeca e pandeiros.
Carimbó
O carimbó é outra expressão folclórica típica da região norte, tem a origem indígena mas também recebeu outras influências, como a dos negros. Seu nome tem a origem de um dos instrumentos que são necessários para a sua realização que é o curimbó. Surgiu na ilha dos marájos, em belém e o nome Carimbó é de origem Tupi. Sua dança e seu