Professor: porque e para que
Camila Marins1
Eliana Cerqueira¹
Naiana Souza¹ Silvania Nascimento¹
RESUMO
O presente trabalho busca apresentar o professor como um ser imprescindível na sociedade moderna e contemporânea. Tendo como objetivo apontar os fatores que contribuíram para o desprezo e a desvalorização da docência, apresentando teóricos que discute esta temática com o intuito de mostrar que nenhuma sociedade sobrevive sem um direcionamento educacional, tendo como suporte um professor. O público alvo são pedagogos, pais, alunos, corpo docente num todo. Conclui apresentando propostas para minimizar a problemática que aflige os professores atualmente.
Palavras – chave: Professor. Valorização. Desvalorização. Passado. Sociedade.
1 INTRODUÇÃO
Na sociedade atual mesmo em meio a tanto descaso, o professor, continua sendo indispensável para formação do individuo. Sendo assim, o seu papel de mediador é de fundamental importância para que esse indivíduo torne-se um ser critico. Devido a tantas mudanças na sociedade, foi ofuscada a verdadeira função desse profissional. Nesse contexto torna-se importante esse tema, uma vez que tem o intuito de mostrar que ser professor é romper com os dogmas de uma pedagogia tradicional, é ser criativo, valorizado, independente de um sistema que oprime. Este tema proporcionará adentrar-se em um contexto desconhecido para muitos pedagogos, que é a importância deles para uma sociedade critica e pensante. Sendo assim é imprescindível o amor e o respeito pela profissão e pelas pessoas.
Apesar de tantos métodos e tendências impostas pelo governo juntamente com sua omissão, o professor tem se esforçado em executar sua tarefa preparando-se para utilizar as novas tecnologias no processo ensino aprendizagem. Torna-se necessário conscientizar os futuros pedagogos e a sociedade de que valores, responsabilidades e reconhecimento é tudo que precisa um educador para o sucesso de uma nação. E por mais marginalizado que