Professor modelizador
1. Faça um breve relato sobre os caminhos percorridos pelo ensino de Ciências no Brasil.
O estudo de Ciências no Brasil passou a ser obrigatório, no curriculo escolar nas oito primeiras series do primeiro grau, apenas em 1971. A lei n. 4.024/61 que quebrou as barreiras em um cenário de ensino tradicional, com o objetivo de orientar sobre o avanço cientifico.
A preocupação em desenvolver métodos de ensino científico adequado a cada série. Para que o aluno se tornasse mais observador e prático,pois até então todos eram bitolados e limitados ao processo de ensino básico.
Durante a década de 80 pesquisadores do ensino de Ciências Naturais puderam demonstrar o que professores já reconheciam em sua prática, o simples experimentar não garantia a aquisição do conhecimento científico.
No âmbito da pedagogia geral, as discussões sobre as relações entre educação e sociedade são determinantes para o surgimento das tendências progressistas, que no Brasil se organizaram em correntes importantes, como a Educação Libertadora e a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. Era traço comum a essas tendências a importância conferida aos conteúdos socialmente relevantes e aos processos de discussão em grupo.
A partir dos anos 70 questionou-se tanto a abordagem quanto a organização dos conteúdos.
Desde os anos 80 até hoje é grande a produção acadêmica de pesquisas voltadas à investigação das pré-concepções de crianças e adolescentes sobre os fenômenos naturais e suas relações com os conceitos científicos.
2. Qual é a relação que o documento estabelece entre o ensino de Ciências e a cidadania?
Mostrar a Ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer o homem como parte do universo e como indivíduo, é a meta que se propõe para o ensino da área na escola fundamental.
3. O que dizem os PCN sobre o ensino de conteúdos conceituais, procedimentais e