Administração
Cristine de Souza Monteiro
RA: C15233-1
Comportamento Humano: A Mola percussora das Organizações
Professor: Vagner Huffenbalcher Pepe
Introdução
Quando paramos para olhar, ao nosso redor vemos indivíduos com crenças, valores, ideais, ou seja, comportamentos completamente diferentes do nosso.
Vivemos em uma sociedade, devemos assim lidar com as diferenças, e principalmente as organizações, devem aprender como tratar este assunto em seu ambiente profissional.
Ao longo do tempo, nós deparamos com situações no qual o individuo para a empresa, não passava de apenas alguém que era subordinado, a realizar determinadas funções. Notam-se as modificações, que foram ocorrendo nas pessoas, são consideradas a parte fundamental das organizações. Desta forma reflete que ao decorrer, do estudo, será sentida a influência que as pessoas, podem gerar em suas organizações, sendo direta ou indiretamente.
Surgiu este pensamento com teoria Behaviorista, teve como fundado John Broadus Watson, ocorreu o ápice com Burrhus Frederic Skinner, trazendo o entendimento, que comportamento do individuo, tem relação com estímulos que recebem em sua vida. Desta maneira importância, que se tem das organizações, de se preocupar com seu capital humano, que cada vez mais está cobrando ações perante a mudança em seu ambiente, para que possa se sentir motivados /ou desmotivados para presta as funções que foram atribuídas ao seu cargo.
Está teoria tinha a ciência e assim psicologia animal, como forma de então descrever o comportamento humano. Pois apresentava a ideia, que o condicionamento poderia refletir forma de agir de um individuo. Portando, podia prever e controlar o comportamento do individuo, independente qual fosse ele, ou seja, influência ao meio em que vivia.
Para entendemos a questão humana nas organizações, necessitamos focar em Burrhus Frederic Skinner, nascido em 1904 em Pennylvania nos EUA,