Professia
· Em 1823, a Assembleia Geral Constituinte e Legislativa do Brasil iniciou sua legislatura.
· A constituição deveria impedir eventuais abusos por parte do monarca e por parte da classe política.
· Havia, contudo, facções entre os mesmos: Os Bonifácios, Os Portugueses Absolutistas e os Liberais Federalistas.
· Havia uma disputa, onde os federais liberalistas tentavam derrubar o ministério.
· Os portugueses absolutistas viram seus interesses quando José Bonifácio eliminou o privilegio dos lusitanos e sequestrava os bens de quem apoiasse Portugal.
· Vendo a maior parte da assembleia abertamente descontente com o ministério Andrada, Dom Pedro I demitiu os ministros de Estado.
· Para o monarca qualquer relação com os liberais seria inadmissível.
· Os ataques contra os portugueses em geral e até mesmo contra dom Pedro por parte dos jornais e deputados a favor dos Andradas levou o imperador a se aproximar dos portugueses.
· Um boticário nascido no Brasil, sofreu agressões físicas por parte de dois oficiais lusitanos. Os Andradas aproveitaram a oportunidade para alegar que a agressão sofrida pelo boticário fora um atentado contra a honra do Brasil.
· Dom Pedro I detinha a fidelidade da oficialidade, que se sentira agredida pelos insultos dos jornais aliados aos Andradas.
·Os portugueses propuseram a Dom Pedro I que enviasse os irmãos Andradas para Portugal pois lá seriam condenados a morte por suas participações na independência brasileira. Promulgação da constituição brasileira
· Dom Pedro I não queria imperar como um déspota, o imperador, por tal razão, encarregou o Conselho de Estado de redigir um novo projeto de Constituição.
· O Conselho de Estado enviou uma cópia da nova constituição para todas as câmaras municipais.
· As câmaras municipais, compostas por vereadores votaram a favor por sua adoção como a Constituição do Brasil independente.
· A primeira constituição brasileira foi