Prof
O trabalho realizado no PSF km 04 situado na Rua São Vicente 102, Bairro Km 04, no período de 02 de março de 2009 à 20 de março do respectivo ano, teve como objetivo operacionalizar as estratégias supostas pelo aluno que havia estado em campo anteriormente, avaliando além do trabalho realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de maneira geral, mas sobre tudo a aplicabilidade do roteiro sugerido pela Secretaria de Saúde no decorrer das Visitas Domiciliares (VD) e aceitação da população sobre o mesmo.
Este estudo contribui para a visualização da dinâmica de trabalho da equipe assim como ao planejamento de ações de educação em saúde e capacitação da equipe de forma permanente.
Atualmente a saúde no Brasil, dentro das diretrizes do SUS, está com grande déficit, desde gestores de serviços ofertados pelo mesmo á prestação de assistência. Grandes problemas são observados na falha de prestação de serviços ofertados pelos profissionais de saúde que, em grande maioria, negligenciam a assistência correta, e conseqüentemente ficam impulnes por falta de conhecimento dos próprios usuários.
Porém nem todos os problemas relacionados ao déficit de assistência no SUS são de total responsabilidade dos profissionais de saúde, pois muitos agem de forma errônea devido a falta de formação que tais profissionais apresentam. Cabe a secretaria de saúde de cada município ofertar educação continuada aos profissionais, capacitando-os a fim de garantir a qualidade no serviço de saúde prestada a toda população, diferenciação essa que será notada por todos os usuários do SUS.
“A Atenção Primária em Saúde surgiu como solução as iniqüidades sociais e de presente em quase todos os países que eram direcionados por onerosos sistemas medicalocentricos que com processo modal de especializações e sub-especializações ameaçavam a acessibilidade da equidade ao contrário”.(Starfield, 2002)
O governo do país deve investir mais na Atenção Primária, pois nela é detectada grande parte