Portif Lio Em Grupo Creuzimar Familia

1137 palavras 5 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 Desenvolvimento 5
3 COnclusão 8
REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

O estudo da família como instituição social se justifica porque parte das transformações sociais mais contundentes das nossas sociedades atingem diretamente a família.
Isto ocorre tanto pela função que cabe a família dentro do processo de reprodução das sociedades, quando pelo fato de a família estar exposta a mudanças que ocorrem em outras instituições.

2 Desenvolvimento

A evolução da humanidade assim como os estudos de várias culturas, demonstra e estuda a existência da família até hoje. Suas formas, suas transformações estão sempre modificando as concepções que tem o significado social dos laços estabelecidos entre os indivíduos desse grupo.
A família constitui a base da estrutura social, onde se originam as relações primárias de parentesco. O conceito de família iniciou-se há mais de 300 mil anos, no período Neolítico, quando o homem deixou de ser nômade e passou a cultivar a agricultura e a criar animais.
Na família medieval, havia um conjunto pessoas, parentes ou não, convivendo em torno de uma "Casa". Na modernidade, primeiro surgiu a família "tradicional10" cuja missão era a transmissão do patrimônio. Em seguida, a família "moderna", fundada no amor romântico sacralizado através do casamento, valoriza a divisão de trabalho entre marido e mulher, e deposita no Estado a responsabilidade pela educação do filho. Por fim, desde 1960, emerge a família "contemporânea" ou "pós-moderna", na qual há uma união de duração relativa entre indivíduos que buscam relações íntimas ou realização sexual.
O estudo da família consiste na compreensão das variações que este grupo pode assumir, e vem assumindo, na nossa sociedade. Trata-se, portanto de identificar os tipos de família que existem.
Nosso estudo sobre as famílias consiste no entendimento dos principais tipos de famílias:

A Família Nuclear: é o tipo

Relacionados