Prof
As memórias ROM tem como características:
• Não perdem seus dados quando são desligadas, o que significa que são memórias não-voláteis.
• Não podem, durante o seu uso normal, receber dados para serem armazenados. Seus dados são armazenados apenas uma vez, durante o seu processo de fabricação, ou seja, é um tipo de memória que permite apenas a leitura.
Dentro dessas características, a memória ROM é dividida:
ROM - Significa Read Only Memory (Memória somente para leitura).
Esse é o tipo tradicional de memória ROM. Os dados armazenados nela já saem prontos de fábrica e elas são produzidas em larga escala na indústria. Um exemplo de memória ROM é o BIOS (Basic Input Output Systems - Sistema básico de Entrada e Saída), que se localiza na placa-mãe e em qualquer placa de expansão.
É uma memória já programada que não pode ser modificada ou apagada.
Tempo de acesso: A memória ROM tem um tempo de acesso de aproximadamente 150 ns.
Processo de gravação:
PROM - Significa Programmable ROM ( Memória programável somente para leitura).
A memória PROM e fabricada com suas posições de memórias vazias, podendo ser programada pelos próprios usuários, por meio de equipamentos específicos, tais como gravadores de ROMS, por isso o nome é ROM programável. Esta gravação pode ser feita apenas uma vez, pois utiliza um processo irreversível, ou seja, os dados gravados na memória PROM não podem ser apagados ou alterados..
A vantagem da PROM sobre a ROM é que, apesar de mais cara, seu preço não depende da quantidade fabricada.
Tempo de acesso:
Processo de gravação:
EPROM – significa Erasable Programmable ROM (memória somente de leitura programável e apagável).
Assim como ocorre com a PROM, a EPROM pode ser programada e a partir daí, comporta-se como uma ROM comum, mantendo os dados armazenados mesmo sem corrente elétrica, e permitindo apenas operações de leitura. A grande diferença é que a EPROM pode ser apagada com