Prof Fernando COM
A disciplina Filosofia, Comunicação e Ética tem como um dos objetivos principais estudar o ser humano enquanto um ser produtor de linguagem e de conhecimento. É através da linguagem que entramos em contato com a cultura, com os conhecimentos, com os valores produzidos por aqueles que nos antecedem e, além disso, a linguagem é a condição necessária para o processo de humanização e para a produção do conhecimento, daí a importância de iniciarmos com este estudo.
Assim, vamos analisar como o uso da razão e da ciência alteram o habitar humano e a sua própria existência. Ao fazer uso da razão, busca-se organizar e compreender a realidade fazendo-a inteligível. O uso da ciência moderna possibilitou muitas conquistas e acenou com a perspectiva de um mundo cada vez melhor. Faz-se necessário refletir sobre o uso que vem sendo feito da razão e da ciência e se a promessa de "um mundo cada vez melhor" está sendo cumprida. Neste sentido, buscamos examinar algumas características dos meios de comunicação de massa e do mundo globalizado. Os meios de comunicação de massa transformaram o mundo em uma espécie "aldeia global". A televisão é um dos veículos mais utilizados e está presente na grande maioria dos lares, das diferentes classes sociais, nas diferentes regiões do país. Vivemos a chamada era da globalização, mas cabe ponderar e analisar: quais são os aspectos positivos e quais são os aspectos negativos desses fenômenos?
Cabe ainda a esta disciplina pensar sobre o conjunto de valores socialmente acordados que permeiam nossas ações. Quer a gente goste ou não, desde que nascemos vamos tomando contato com os valores existentes no nosso meio social. As nossas escolhas também se pautam em valores - desde as escolhas cotidianas até as escolhas mais complexas -, dessa forma, refletir sobre os valores se torna fundamental para ações mais conscientes assim como identificar as inter-relações entre a educação, a moral e a sociedade. Se