Artigo Prof Fernando Campos Aluno Marcos Heleno
Curso: - Formação de Docentes para o Ensino Superior.
Professor: Fernando Campos.
Aluno: Marcos Heleno Castro da Silva
Matrícula: P3675
Avaliação da aprendizagem ao longo da história da Educação no Brasil
Introdução- O tema avaliação vem sendo abordado com frequência em estudos realizados pelos vários níveis de ensino, pelos próprios professores nas escolas e também pela sociedade. Qualquer forma de avaliação pressupõe fundamentalmente um julgamento, com base em uma concepção explícita ou implícita, e ao longo da história, mesmo sem ter a noção exata do que seja avaliar, o homem utiliza a avaliação para alcançar o melhor resultado. Nos debates da atualidade sobre a avaliação, surge diante da organização do ensino escolar o desafio de repensar o significado da ação avaliativa. Nas últimas décadas a avaliação tem ganhado cada vez mais atenção. Nessa perspectiva, o presente texto tem por objetivo discutir a avaliação da aprendizagem ao longo da história do Brasil, sob o ponto de vista de algumas concepções e refletir sobre suas implicações para o processo de construção do conhecimento, bem como nas possibilidades de superar as dificuldades que obstam o progresso da avaliação, como enunciado por Cristiane e José Albertino: A avaliação é um processo abrangente da existência humana, que implica uma reflexão crítica sobre a prática, no sentido de captar seus avanços, suas resistências, suas dificuldades e possibilitar uma tomada de decisão sobre o que fazer para superar os obstáculos (apud Vasconcelos, 2000, p. 44).
Neste escopo, a avaliação deve ser entendida como um recurso que requer clareza e distribuição de responsabilidade em todos os níveis, priorizando, sobretudo, um canal de liberdade e comunicação na relação professor/aluno.
Breve Histórico da Avaliação no Brasil
Compreender como ocorre o processo de avaliação da aprendizagem nos dias de hoje, exige que se faça uma abordagem ao longo da