Técnicas de Levantamento de Dados – Observação - Prof. Fernando Carvalho
TDP – Técnicas de Desenvolvimento de Projetos de Sistemas
Técnicas de Levantamento de Dados – Observação
Introdução
A observação é uma técnica de levantamento de dados aparentemente bastante simples mas, como veremos, não é de fácil aplicação. É próprio do ser humano fazer observações – é o seu método básico para colher informações, como explica ALVAREZ (1991:560). Todos observam, sempre. Mas ao fazermos observação no nosso dia-a-dia não somos muito eficientes: prestamos atenção em algumas coisas e não em outras, percebemos objetos, movimentos e pessoas de forma diferente, enfim, somos bastante inexatos ao realizar este processo.
Segundo a autora, a observação pode ser enganosa e ilusória; julgamentos e pré-conceitos podem deturpar a experiência; as sugestões, opiniões podem enganar nossos sentidos. Por estes motivos todos é necessário treinamento cuidadoso para observar e processos sistemáticos para a verificação da qualidade da observação.
Não há muitas referências na literatura de Sistemas de Informação relativas a esta técnica, mas encontramos algumas orientações no campo das Técnicas de Pesquisa Científica que poderão nos ser muito úteis.
A observação é uma técnica que deve ser sistematicamente planejada, registrada e ligada ao contexto de levantamento que está sendo realizado. Sem estes cuidados, pode resultar apenas em um conjunto de curiosidades interessantes, mas que pouco agregam ao conhecimento do observador.
Longe de ser irrelevante, segundo ALVAREZ (1991:560), a observação é o “único instrumento de pesquisa e coleta de dados que permite informar o que ocorre de verdade, na situação real, de fato.” Muitas vezes, a observação é usada como critério para verificar a veracidade das informações obtidas através de outras técnicas, tais como entrevistas, por exemplo. Neste sentido, ela tem sido um importante instrumento de trabalho para verificação da conformidade da prática das