Produção têxtil
Nesse tópico iremos tratar da importância de uma ficha técnica para a produção de um produto têxtil, ou melhor, dizendo de uma peça de vestuário.
Para ficar claro o significado da ficha técnica podemos compará-la com uma ficha de especificações técnicas, que é usada em qualquer produto industrializado, usarei como exemplo uma simples lâmpada elétrica (incandescente), onde sua ficha de especificações técnicas, serão sobre sua voltagem 110 ou 220 Volts, sua potencia em 40 Watts, 60 Watts ou 100 Watts, e sua vida útil dada em horas. Ex. 3000 horas. Essas informações dizem respeito à utilização desse produto para o consumidor final, para sua fabricação as informações serão ainda mais técnicas, como; quantidade de filamentos de tungstênio, números de pólos, espessura da cúpula de vidro boro-silicato (bulbo), tipo de gás interno argônio ou nitrogênio, pressão empregada, e etc.
Percebemos acima que temos informações que são técnicas para o consumidor final, porem pra a industrialização ou fabricação desse produto, elas serão muito mais detalhadas e especificas.
Pois bem, na indústria de vestuário também não é diferente e como no exemplo acima uma ficha de especificações técnicas de uma roupa seriam informações como; composição de tecido e forro, o seu tamanho, informações de lavagem, secagem e passadoria, isso serão informações úteis para o consumidor final do produto acabado. Já para sua fabricação as informações e indicações estariam ligadas ao material empregado, tecido/malha/entretela, seu gasto por peça, tipos de aviamentos e quantidades (botões, zíper e etiquetas), processos terceirizados (silk, bordado, plissagem) e outros, a grade com as quantidades por tamanho e cores.
Essas informações são a base para o calculo de custo dessa peça como também a base para seu mark-up em percentual, mais ainda temos em uma ficha técnica as informações de montagem da mesma tais como; tipo de máquina para a confecção do produto, podendo ser máquina de costura