produção textual
AQUELE QUE ESTÁ
BEM PREPARADO
PARA CAPTURAR
OPORTUNIDADES
VENCERÁ TZU SUN
20.10 Análise de Riscos
20.10.1 Nas instalações classes I, II e III, o empregador deve elaborar e documentar as análises de riscos das operações que envolvam processo ou processamento nas atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e de líquidos combustíveis.
NR 20: INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS
(Metodologias de Análise de Riscos)
Metodologias de análises de risco – Constitui-se em um conjunto de métodos e técnicas que, aplicados a operações que envolvam processo ou processamento, identificam os cenários hipotéticos de ocorrências indesejadas (acidentes), as possibilidades de danos, efeitos e consequências.
Exemplos de algumas metodologias:
ANÁLISE PRELIMINAR DE
RISCO / ANÁLISE DE
SEGURANÇA DO TRABALHO (APR/AST)
*O que é uma APR/AST?
São ferramentas de planejamento de uma tarefa/atividade com foco em segurança, com objetivo de se identificar os riscos potenciais e adotar medidas de controle.
SINALIZAÇÃO E ISOLAMENTO DA ÁREA
Devem ser adotadas e respeitadas todas as placas e avisos de advertências
ETIQUETA, TRANCA E TESTE - EMINENTE
Resposta a Emergências da Instalação
20.14.1 O empregador deve elaborar e implementar plano de resposta a emergências que contemple ações específicas a serem adotadas na ocorrência de vazamentos ou derramamentos de inflamáveis e Líquidos combustíveis, incêndios ou explosões.
20.14.2 O plano de resposta a emergências das Instalações classe I, II e III deve ser elaborado considerando as características e a complexidade da instalação e conter, no mínimo:
CENÁRIOS DE ACIDENTES
BLEVE
BOIL OVER
VCE (Explosão de Vapor Confinada)
UVCE (Explosão de Vapor Não Confinada)
FLASH FIRE
POOL
FIREJET FIRE (Incêndio em poça)
Nota: Pela a