Produção textual sobre o conceito território
CURSO: GEOGRAFIA
ALUNA SARA RAQUEL LEAL
PRODUÇÃO TEXTUAL: CONCEITO TERRITÓRIO
FEIRA DE SANTANA
2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
CURSO: GEOGRAFIA
ALUNA SARA RAQUEL LEAL
PRODUÇÃO TEXTUAL: CONCEITO TERRITÓRIO
Atividade avaliativa apresentado a disciplina Ensino de Geografia e Novas para a obtenção de avaliação parcial.
Prof°. Marcelo Faria
FEIRA DE SANTANA
2012
Território
Partindo do princípio do estudo do território, compreendemos que espaço geográfico e território são indissociáveis porque o território é formado a partir do espaço. A análise geográfica para o conceito de território infere a análise do espaço a partir das relações de poder.
A definição para tal conceito difere na visão de cada autor. O espaço pode ser considerado como um receptáculo. Preexistente a qualquer ação. Local de possibilidades (RAFFESTIN, 1993). A definição de que toda relação de poder desempenhada por um sujeito no espaço produz um território (RAFFESTIN, 1993) é uma das principais contribuições. O espaço também pode ser denominado também como espaço liso (HAESBAERT, 2006). Nesse caso o território envolve uma ordem de subjetividade individual e coletiva, onde há possibilidades dos grupos manifestarem articulações territoriais de resistência em contraposição a esse espaço liso (HAESBAERT, 2006)
Para a compreensão do espaço torna-se necessário saber quem são os sujeitos que dominam e exercem influência, quem é dominado nesse espaço e como são feitos esse domínio e influência (SOUZA, 2003). Essas relações de poder são desempenhadas pelos sujeitos que produzem o espaço e que objetivam criar territórios. Esses sujeitos são o indivíduo (e/ ou a família), as empresas, o governo, a coletividade local os quais promovem o processo de territorialização, desterritorialização e reterritorialização.
O território também possui duas dimensões indissociáveis na construção do território e indispensáveis na análise