PRODUÇÃO MECÂNICA I 2º TRIMESTRE
O material foi elaborado/copilado a partir de um conjunto de apostilas disponíveis na internet ou ainda, resumo de livros didáticos.
Neste curso apresentaremos uma abordagem de Produção Mecãnica, sob o ponto de vista da Engenharia Mecânica, e os exemplos de aplicação procurarão abordar problemas usualmente encontrados pelos técnicos de eletromecânica no exercício da sua função.
No desenvolvimento do curso são abordados os tópicos que contam na ementa.
III – METROLOGIA
A metrologia é a ciência que estuda as unidades de medida e processos de medição. Utilizada desde a antiguidade, sendo de fundamental importância para diversas atividades do ser humano. Com a evolução dos processos de fabricação industrial, a necessidade de medir se tornou ainda mais importante, para descrever o produto fabricado, exemplo peso de um produto, tamanho de um sapato, dimensões de uma peça, quantidades de produtos em uma embalagem, entre outros.
A metrologia é a base física da qualidade e fundamental para a intercambilidade e produtividade dos produtos.
A padronização de medidas consiste na utilização de métodos e processos que mantenham os erros de fabricação em margem aceitável previamente estabelecida. O acompanhamento das medidas de uma peça no processo de fabricação, não serve apenas para reprovar ou rejeitar os produtos, a sua principal função é direcionar o processo, evitando assim erros que comprometam o produto. Com o processo controlado a quantidade de peças inutilizadas diminui e a produtividade aumenta.
3.1 - Definição de metro
Metro é o comprimento do trajeto percorrido pela luz no vácuo, durante um intervalo de tempo de 1/299 792 458 de segundo.
3.2 - Medição
Todas as medições são realizadas por comparação utilizando um mesmo padrão como referência, Por exemplo: se uma rua mede cinquenta metros isso implica que a unidade metro coube cinquenta vezes no mesmo comprimento.
3.3 - Aplicação
A metrologia é utilizada nas medições de uma peça