Organização e gestão da produção
Assunto: Trabalho de Avaliação – Ano 2010-11-09
Disciplina: Organização e Gestão da Produção
Curso: Engenharia Mecânica
Orientadora: Eng. Ana Bidarra
Nome: Jorge Gomes Laginhas
Nº: 2008038
1- Após analise do relatório da campanha manzana do 1º trimestre de 1989 até ao 2º trimestre de 1991 verifica-se os pedidos processados tem uma media muito próxima entre os trimestres, mas os atrasos dos mesmos vão aumentando gradualmente, desde 205 até 468.
Verifica-se também que existe uma perda de renovação e um aumento dos recursos da companhia derivado das politicas e estrutura existentes.
A resposta a novos pedidos e renovação tem demorado mais tempo a ser concretizada.
1º Trimestre de 1989 até a G.L dias no 2º trimestre de 1991. Um aumento considerável de tempo (1.5) dias que provoca um aumento de custos, logo provocara um aumento de perdas para a concorrência.
Resumindo a companhia encontra-se instável, pouco competitiva e com uma situação financeira bastante critica.
2- A principal causa do problema prende-se com a abordagem da actividade para o cliente (politica da companhia) Novas Sub » Pedido Preço » Pedido Renov.
Analisando o relatório verifica-se que as renovações tem o maior peso de facturação da companhia, atingindo mais de 50% da facturação e são tratadas em ultimo lugar elevando o tempo de resposta e com isso provocando danos ao cliente devido as aspirações contratos e a insatisfação dos mesmos.
3- I = R x T Neste caso aplica-se a Lei de Littler T= I= 8.2 dias T = I=82 Requisições Processo R= ? R= 8,2 = R=0.1 = 10% 8.2 Desta forma simples conseguimos rentabilizar eficiência com a mesma estrutura
4- Se fosse o Sr. Pipgen recomendaria que se muda-se urgentemente a politica da companhia, que se desse prioridade em primeiro lugar as renovações e de uma forma mais